Português  English 
Carrinho de compras

O PIRARUCU

O Pirarucu é um dos principais peixes da Amazônia, e o maior do mundo de água doce e escamas. É também, um dos pratos mais tradicionais da culinária local. Sua pesca é realizada por populações ribeirinhas de maneira sustentável, sob controle de órgãos governamentais e ONGS dedicadas à preservação da espécie e à biodiversidade.

Todo o manejo é sustentável e controlado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que estabelece normas para sua pesca, como os meses do ano e o tamanho mínimo permitidos.

As peles são subproduto da indústria pesqueira, provindas de criatórios regulamentados ou de programas de manejo sustentado e controlado. O que antes era descartado como lixo, tornou-se matéria-prima de acessório refinado.

O método de curtimento desenvolvido, usa exclusivamente produtos orgânicos, livres de materiais pesados (chromefree). Este processo de curtimento permite ainda cores mais vivas, naturais e couros com flexibilidade, resistência, maciez e beleza. Qualidades que, juntas, favorecem o design e a originalidade das peças.

A comercialização da pele gera renda adicional para as comunidades indígenas e ribeirinhas que vivem da pesca na Amazônia.

Tem como não se apaixonar?


Veja, abaixo, registros da nossa experiência durante visita ao processo de curtimento.

 

 

FOTOS