Estamos no WhatsApp.
 Português  English 
Carrinho de compras

Você sabe como limpar Bolsa de Couro?

Por Cris Gurgel em

É bastante curioso observar a atração que a maioria das mulheres sente por bolsas. Mais interessante ainda é analisar a ligação que elas estabelecem com esse objeto de desejo - invariavelmente, uma relação íntima. Seja de poder, cumplicidade, companhia, proteção, funcionalidade, vaidade, orgulho e até de ostentação. Por que as mulheres adoram suas bolsas?

Experimente mexer na bolsa de uma mulher sem seu consentimento – é confusão na certa! Estudos filosóficos e comportamentais, com hipóteses interessantes, sugerem que as mulheres criam, no seu imaginário, um valor transcendental para suas bolsas, elevando o acessório quase a nível sagrado, que poderia ser comparado ao útero feminino. Por estranho que possa parecer, parece fazer sentido.

Como Limpar Bolsa de Couro

 

Filosofias à parte, saber como limpar bolsa de couro, prolonga a vida desse objeto de desejo e demonstra o quanto ele representa pra você, seja por praticidade ou por cuidado com suas coisas e com sua aparência. Minha avó dizia: “você reconhece a personalidade de uma mulher por sua bolsa e seus sapatos”. Acho que ela tinha toda a razão!

 

Durabilidade e aparência: como limpar bolsa de couro?

Antes de tudo, é preciso ter um espaço adequado para que elas sejam bem acomodadas. Evite locais úmidos e abafados para não criar mofo. Mantenha seus objetos de couro hidratados. Você deve aplicar uma camada fina de óleo de amêndoa, vaselina ou até um hidratante corporal com certa periodicidade – a depender do couro, de seis em seis meses ou anualmente. Normalmente, bolsas de qualidade vêm acompanhadas de um saco de algodão, que ajuda bastante na preservação. Caso a sua não tenha, improvise com uma fronha, que ventila e não altera a cor. É importante que esse saco protetor seja branco, para não transferir sua cor para o couro. Nunca use sacolas plásticas, elas abafam e criam mofo.

 

Como Limpar Bolsa de Couro

 

Definitivamente, uma bolsa de couro é um acessório atemporal, nunca sai de moda. Se você souber como limpar bolsa de couro, ela ainda continuará sempre elegante.

Outro cuidado importante é não colocar a bolsa no chão; além de arranhar, manchar ou sujar, dizem os supersticiosos que o dinheiro vai embora. Na dúvida, melhor não arriscar!  

 

Como limpar bolsa de couro?

Nunca use álcool ou qualquer outro material de limpeza para limpar sua bolsa de couro. No dia a dia, para mantê-la limpa, passe um pano úmido e deixe-a secar a sombra; é o suficiente para mantê-la, com higiene, em ordem. Para saber como limpar bolsa de couro por dentro, esvazie o interior da bolsa completamente; aproveite para fazer uma organização de suas coisas. Em seguida, sacuda para eliminar pequenos resíduos e pó acumulado. Para limpar o forro, use um rolo adesivo ou fita para coletar essas partículas. Você pode recorrer a um aspirador de pó portátil, na potência reduzida para não causar danos. Para finalizar, misture água morna com vinagre num recipiente pequeno, umedeça um pano com a solução e limpe bem o forro; deixe secar naturalmente.

 

Como limpar bolsa de couro

 

Para evitar manchas

Couro é muito resistente, mas pode manchar! Para evitar esse contratempo, evite que o couro tome chuva. A acidez da chuva, com o tempo, pode causar manchas no couro. Outro tipo de mancha comum é a gordura, de alimentos ou do manuseio. O couro é poroso, pode absorver gorduras e criar manchas. Normalmente, um pano úmido costuma resolver; caso contrário, procure um especialista que saiba como limpar bolsa de couro ou lavanderia de confiança. É melhor do que ficar passando produtos aleatoriamente e criar mais manchas. O mofo também pode deixar marcas, por isso procure guardá-las em local arejado.

 

Como manter sua bolsa de couro sempre em forma? 

Depois da atração à primeira vista e de exibir sua bolsa por aí, como limpar bolsa de couro para deixá-la sempre bonita como quando você se apaixonou por ela? 

Para preservar e não deformar sua bolsa evite carregar peso acima do desejado. Apesar de resistente, o couro acaba cedendo e deformando. Ao guardá-la, coloque enchimentos para manter seu formato original; não dobre, nem coloque peso sobre ela. Procure guardar sempre de pé; se possível, em prateleiras ou gavetas profundas. Acomodando-as dependuradas por longos períodos de tempo, em cabideiros ou mancebos, elas podem se deformar.

 

Cuidados com os Metais 

Com o tempo, costuma acontecer oxidação dos metais - fivelas, tachas e zíperes. Para manter os metais sempre reluzentes, passe um pano macio com álcool 70 graus e depois outro seco. Outra possibilidade é usar um polidor de metais – facilmente encontrado nos supermercados. Se não tiver o produto, polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio e lustrar com um pano macio.

 

como limpar bolsa de couro

 

Companhias indesejáveis para sua bolsa de couro

Existem roupas com tingimentos ou características que podem provocar efeitos desagradáveis, como manchas, arranhões, furos, rasgos, etc... Observe as superfícies de contato de sua bolsa, para evitar surpresas e desgastes inesperados. Uma jaqueta com tachinhas ou pedrinhas, por exemplo, em contato e atrito com sua bolsa, pode causar danos e desgastes.

 

Dicas especiais sobre cuidados com sua bolsa de couro

 

  • O couro exposto à luz solar pode ressecar.
  • Evite umidade e locais abafados, para não criar mofo.
  • Nunca use álcool para limpar o couro de sua bolsa.
  • Existem hidratantes específicos para manter o brilho das peças de couro. Para lustrar, use um pano seco com o produto escolhido.
  • Não use bolsa de couro de cor clara com roupas escuras, pois o tecido pode transferir para a superfície da bolsa e danificar sua cor.
  • No caso de manchas recentes, a primeira tentativa é a limpeza com o lenço umedecido (sem álcool, cloro, perfume e de pH neutro). Limpe de forma suave e observe se há melhora na coloração. Em caso afirmativo, repita o procedimento até que a mancha seja totalmente removida.
  • Outra causa comum de dano às bolsas é o atrito com o jeans. Muitas mulheres vestem jeans junto com suas bolsas e permitem que a bolsa toque com frequência nesse tecido rígido e abrasivo. Se este contato for constante, o jeans pode causar arranhões ao material da bolsa. Portanto, quando vestir jeans, esteja ciente de que precisa segurar a bolsa longe deste tecido para evitar o atrito.
  • E, finalmente, se sua bolsa apresentar algum odor, uma solução prática é o uso de bicarbonato de sódio. Coloque um pouco do pó em um recipiente que caiba dentro da bolsa e deixe ali em temperatura ambiente por algumas horas. O bicarbonato irá absorver o odor; talvez, você tenha que substituir o pó algumas vezes, até remover completamente o odor indesejável. Se o odor, por outro lado, te trouxer boas lembranças, aproveite enquanto dura.

Seguindo esses passos simples, você garante que terá seu acessório por muitos anos.

 

Como Limpar Bolsa de Couro

Por Cris Gurgel
Jornalista e consultora de moda. 20 anos pesquisando e interpretando tendências em acessórios, desenvolvendo conteúdos de moda.

Posts antigo Novos posts