Estamos no WhatsApp.
 Português  English 
Carrinho de compras

Viagem para Amazônia, a terra do Pirarucu

Por Cris Gurgel em

De onde vem esse peixe especial, que inspira criadores de moda, se transforma nas mãos de chefes de cozinha e ainda é capaz de sustentar várias comunidades ribeirinhas?

Da Amazônia, um dos destinos mais exóticos do Brasil, que atrai turistas do mundo todo com seus surpreendentes encantos. Num desses encantos, uma viajante, que se hospedava em um dos excelentes hotéis da Amazônia, conheceu nossas peças, comprou uma bolsa e registrou em breve relato, suas impressões com a viagem, que nos orgulhamos em compartilhar com vocês. 

A região amazônica, considerada pela ONU Patrimônio da Humanidade, engloba territórios pertencentes a nove nações. Em 2008, foi pré-selecionada como uma das sete maravilhas naturais do mundo. No Brasil, que detêm 60% da área da floresta, o bioma amazônico representa 49% do nosso território, abrangendo três das cinco divisões regionais: norte, nordeste e centro-oeste.

 

Viagem para Amazônia

 

O clima é quente e úmido durante todo o ano. A temporada de cheia dos rios é ideal para adentrar na floresta, navegando pelos deslumbrantes igarapés. Na temporada na qual os rios estão mais baixos, surgem espetaculares praias fluviais. Ou seja, durante o ano todo, há incríveis maravilhas a serem exploradas em uma viagem para Amazônia. Quer saber mais dessa experiência?

Para conhecer um pouco das maravilhas amazônicas, uma das melhores portas de entrada é Manaus - uma metrópole no meio da floresta. Antes de se aventurar na selva, reserve uns dias para conhecer melhor a cidade. Não deixe de visitar o Teatro Amazonas, o Palacete Provincial e o Palácio Rio Negro, testemunhas da grande importância e riqueza da cidade, na época do ciclo da borracha. Num dos passeios, inclua visita ao Seringal Vila Paraíso, onde você conhecerá melhor, detalhes da produção da borracha e da vida dos seringueiros da época. Nas suas andanças, certamente encontrará bons locais para experimentar o famoso Tacacá, o caboquinho - sanduíche de tucumã e os maravilhosos e refrescantes sucos regionais, como o de taperebá, cupuaçu, açaí e graviola – uma delícia! E para quem quer saborear um bom peixe, o restaurante Banzeiro oferece pratos especiais com pirarucu.

 

Viagem para Amazônia

Teatro Amazonas – Fonte Pinterest

 

Viagem para Amazônia
O Tradicional Tacacá à esquerda e o fruto Taperebá – Fonte Pinterest

 

Contudo, uma viagem para Amazônia se completa maravilhosamente bem, com hospedagem em alguns dos muitos charmosos hotéis da floresta. Alguns deles, a depender da distância de Manaus, podem ser conhecidos em viagem de carro, outros requerem navegações pelos rios e alguns até hidroaviões. Os hotéis mais próximos a Manaus ficam nos rios Negro, Juma ou Amazonas; cada um deles tem seus próprios encantos. Há experiências fantásticas para os mais variados gostos e orçamentos de viagem.  O silêncio, o som da selva, o clima úmido, as árvores enormes e a infinidade de animais, tornam esse paraíso um espetáculo ímpar. 

 

Viagem para Amazônia
Viagem para Amazônia

 

Os hotéis da floresta, super charmosos, têm estrutura aconchegante e oferecem passeios muito especiais, tais como, trilhas interpretativas pela floresta nas quais é possível conhecer as chamadas árvores gigantes: Tanimbuca, Samaúma e Macucu, além de passeios de barco pelos igarapés. À noite, com a ajuda de lanternas e holofotes, podemos observar os jacarés – é incrível! 

Navegar por entre as ilhas do Parque Nacional de Anavilhanas e conhecer o arquipélago é um dos inúmeros e imperdíveis programas locais. Dependendo da época do ano, é possível visitar as Grutas do Madadá com seus salões de pedra e dar um mergulho nas praias de água doce. Certamente, numa viagem para Amazônia, você vai gostar de ver os amistosos botos cor-de-rosa e visitar comunidades ribeirinhas e algumas tribos indígenas – experiências únicas! 

 

Viagem para Amazônia
Parque Nacional de Anavilhanas – Fonte Pinterest

 

Roteiros de viagem para Amazônia

A depender da disponibilidade de tempo e da intenção da viagem, há três níveis de opções. Na mais simples, recomenda-se hospedagem em Manaus e passeios de um dia pelos rios da região, com os quais, é possível conhecer: o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, comunidades ribeirinhas, locais de criação e pesca de pirarucu e algumas tribos indígenas. Com mais tempo, é muito especial se acomodar por uns dias em algum dos fantásticos hotéis da floresta. Há ainda a opção de viagens mais longas, a bordo de barcos que fazem cruzeiros pelos inúmeros rios da região.   

 

Viagem para Amazônia
Viagem para Amazônia

 

Na sequência, são apresentadas algumas boas opções de hospedagem. O Amazon Ecopark Jungle e o Juma Jungle Lodge ficam mais próximos de Manaus. Um pouco mais distante, mais embrenhados na floresta, há os fantásticos Anavilhanas Jungle Lodge e Hotel Mirante do Gavião Amazon Lodge. O Mirante do Gavião, que surpreende dentre outras coisas pela arquitetura baseada em técnicas de construções para barcos, localiza-se às margens do rio Negro, no município de Novo Airão, a 200 km de Manaus. Pode-se chegar a esse especial refúgio de carro, pelas boas estradas Manaus-Manacapuru e Manacapuru-Novo Airão, ou de barco pelo Rio Negro. Ambos acessos são bons; porém, a chegada pelo rio é inesquecível. 

O Mirante serve refeições à la carte, do café da manhã ao jantar, com gastronomia que abrange comida regional amazônica, com receitas típicas com peixes como pirarucu, pacu, tambaqui ou tucunaré e também com culinária internacional. Para quem gosta de variar, dá pra pegar um barquinho e curtir o restaurante flutuante Flor do Luar, comandado pela chef paulista Débora Shornik – comida especial em ambiente charmoso e super romântico!

 

Viagem para Amazônia
Hotel Mirante do Gavião Amazon Lodge

 

Viagem para Amazônia
Hotel Mirante do Gavião Amazon Lodge

 

Dentre os vários passeios oferecidos pelo Mirante do Gavião, salienta-se a visita à Fundação Almerinda Malaquias, onde se ensinam ofícios às pessoas da comunidade, como a marchetaria e diversos tipos de artesanatos que são usados na própria decoração do hotel. 

Se houver tempo e intenção de se aprofundar ainda mais na fascinante floresta, recomenda-se a Pousada Uacari, em Mamirauá - a primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Brasil e Patrimônio Mundial Natural, a aproximadamente 600 km de Manaus. 

 

Viagem para Amazônia

 

Para organizar uma Viagem para Amazônia recomendam-se agências especializadas, tais como Venturas Viagens e Ambiental Turismo. Se preferir uma agência local, a Olímpio Carneiro é uma boa opção. 

Se quiser mais inspirações para entrar no clima, visite nosso site e conheça nossas peças em pirarucu – você vai se apaixonar e se interessar ainda mais para conhecer o fascinante mundo de onde vem esse peixe icônico para as comunidades ribeirinhas, para os bons chefes de cozinha e para nós da Denise Gerassi!

Por Cris Gurgel
Jornalista e consultora de moda. 20 anos pesquisando e interpretando tendências em acessórios, desenvolvendo conteúdos de moda.

 

Posts antigo Novos posts